Emocionante. Um dos muitos adjetivos que caracterizam a estória de Louisa Clark e Will Traynor. Tudo se inicia quando Will — um homem de negócios da City de Londres, cheio de vida e amante de aventuras —, num dia normal, sofre um acidente que muda tudo. Ele fica tetraplégico, preso em uma cadeira de rodas, o que o torna mal-humorado, sem esperanças e infeliz.
"— Onde há vida, há esperança, não é assim?"Dois anos passam, e agora nos deparamos com Louisa Clark, uma mulher de 26 anos que trabalha num café para ajudar nas despesas de casa. Porém, devido às circunstâncias, o dono do café resolve fechá-lo, e Louisa se encontra numa situação preocupante. Sem qualificações, ela busca um emprego no Centro de Trabalho, entretanto, apenas depois de várias tentativas, acaba aceitando o de cuidadora de um deficiente físico. O que Louisa não sabe é que Will, aquele que conhecemos no começo do livro, vai mudar totalmente sua vida.
"Eu não sabia que a música era capaz de fazer com que coisas novas surgissem dentro da gente e de nos levar a lugares que nem o compositor imaginou."
Quando o conhece, Will Traynor está desanimado com tudo e, de início, é totalmente insuportável. Não dirige a palavra, fica em silêncio e apenas conversa com Nathan, o outro cuidador. Todavia, com o passar do tempo, Louisa e Will se aproximam, e acabam — natural e inesperadamente — um mudando a vida do outro. Quando ela descobre o que está prestes a acontecer, essa aproximação se intensifica. Procura incansavelmente um modo de fazer Will dar uma chance a si mesmo, de descobrir que ainda pode ser feliz.
"Precisava dizer a ele, silenciosamente, que as coisas poderiam mudar, crescer ou fenecer, mas que a vida continuaria. Que todos nós éramos parte de um grande ciclo, algum tipo de arranjo cuja finalidade só Deus poderia entender."
O livro traz surpresas. O que me impressionou na escrita de Jojo Moyes foi como ela nos envolve de um jeito tão fácil. Além disso, gostei do fato de não ser um romance clichê; o amor se constrói entre Will e Lou de um jeito especial, calmo e verdadeiro. Experimentei diversas emoções durante o livro: consegui ficar feliz, triste e ao mesmo tempo aceitar todos os acontecimentos. Me envolvi (isso sempre acontece) e (não vou mentir) me emocionei.
"— Às vezes, Clark, você é a única coisa que me dá vontade de levantar da cama."
Como eu era antes de você é narrado por Louisa, mas a autora fez algo interessante que foi, vez ou outra, colocar um capítulo narrado por outras personagens (Camilla e Steven Traynor, a irmã de Louisa — Katrina —, e Nathan). Para mim, esse livro traz lições de vida e emoções, arranca lágrimas e sorrisos. Will e Lou mostram, um para o outro, o mundo de um modo diferente e sentimos as mudanças acontecerem. Jojo Moyes conseguiu me prender do início ao fim, e com certeza vale a pena ler.
"— Acho que podemos fazer de tudo. Sei que essa não é uma história de amor como outra qualquer. Sei que há motivos para eu nem dizer isso. Mas eu amo você."
Título: Como eu era antes de você
Título original: Me Before You
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Nota: 5/5
Eu recebi a indicação desse livro de uma amiga mas confesso que não tinha ideia da profundidade da história.
ResponderExcluirSó de ter saído do clichê já me ganhou, mas a sua resenha passa tanta paixão que é impossível não querer devorar esse livro.
Beijos
Meu Meio Devaneio
Obrigada, Soraya! Espero que goste tanto do livro quanto gostei; o fato de não ser clichê já é um ótimo começo.
ExcluirBeijos,
Ayanna
Tava rolando algum desafio pra ler esse livro agora em janeiro que eu perdi? Já é o quinto blog que vejo resenha desse livro essa semana, ahahaheae. Mas que bom :)
ResponderExcluirPreciso ler essa fofura logo, todo mundo fala tão bem!
Beijão!
Raquel Moritz
www.pipocamusical.com.br
Hahah, acredito que o livro tenha encantado a todos. É apaixonante.
ExcluirBeijos,
Ayanna
Oi linda, adorei sua resenha, suas palavras, parece mesmo um livro que toca, estou com o livro na estante, esperando sua vez. Mas confesso q tenho medo do final do livro, uma pestinha já me contou como acaba, oh céus... mas ainda vou ler, pra conhecer esses dois e o que eles aprenderam um com o outro ♥
ResponderExcluirBjus bjus!
Pan
Pan's Mind - Concurso Cultural I Like Movies!
Pan's Mind - Sorteio de Ano Novo!
Oi, Pan. Obrigada! Também fiquei com medo do final depois que li uma resenha, mas quando li o livro, acabei me conformando com todos os acontecimentos.
ExcluirBeijos,
Ayanna
Sou apaixonada eternamente neste livro!
ResponderExcluirA autora conseguiu arrancar lágrimas e lágrimas de mim.
Sério!!!
Adorei a resenha... E o final... Ah... o final...
Beijos,
Marcela.
ocantinholiterario.blogspot.com
Obrigada, Marcela. Também chorei muito lendo, incrível como a autora nos envolve, né? :)
ExcluirBeijos,
Ayanna
Oi!
ResponderExcluirVi o blog no grupo Blogueiros Literários e vim aqui visitar e seguir. :)
Ainda não li esse livro, mas quero muito!
Beijos!
www.oblogdasan.com
Oi, Sandra! Obrigada pela visita. Creio que vá adorar o livro :)
ExcluirBeijos,
Ayanna
Eu já li esse livro, achei super bacana e diferenciado. Pretendo conhecer um pouco mais do trabalho da Jojo, até porque tem outro livro dela sendo lançado logo logo.
ResponderExcluirmemorias-de-leitura.blogspot.com
Também vi outros dois livros da Jojo e adoraria ler. A escrita dela me encantou. :)
ExcluirAyanna
Salve, salve, Ayanna!
ResponderExcluirPreciso dizer que a sua resenha ficou ótima, gostei muito da maneira que você me apresentou a obra e os seus personagens. Ainda não lia nada da Jojo, mas tenho certeza que quando eu for ler, irei gostar. A premissa de "Como eu era antes de você" é bem intrigante e me chama muito a atenção. O livro vai virar filme, certo? Ou estou enganado? rs, não lembro. Se for adaptado para as telonas quero ler o mais rápido possível!
Um beijo | Um Leitor a mais
Obrigada, Leonardo! Também tenho certeza de que irá gostar. Sim, sobre o filme, também ouvi falar sobre isto. Creio que vá para as telas do cinema em breve (e sem dúvidas estarei lá). Espero que aproveite a leitura!
ExcluirBeijos,
Ayanna
Esse livro está na minha meta de leitura para 2014, e sinto que irei chorar muito durante toda a leitura. Nunca li nada da Jojo, mas tenho certeza que irei adorar!
ResponderExcluirBeijinhos, boa semana =)
www.procurei-em-sonhos.com
Não posso negar que chorei (e muito) lendo, pois o jeito que a Jojo escreve nos prende de verdade na leitura. :)
ExcluirBeijos,
Ayanna
Já havia lido várias resenha desse livro, e em todas sempre dizem 'emocionante ou me arrancou lágrimas", não vejo a hora de tê-lo em mãos.
ResponderExcluirrotinadafelicidade.blogspot.com.br
Espero que goste, Claudia. É uma ótima leitura, emociona mesmo :)
ExcluirAyanna