Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.
***
Minha experiência com If I Stay começou quando fui ao cinema ver "A culpa é das Estrelas" e vi o trailer do filme. Fiquei impressionado com a história e tudo que vi em mais ou menos 2 minutos. Prometi a mim mesmo que leria o livro antes do estrear nas telonas, o que está previsto para Agosto. Sabe aquele livro que parecia ser muito muito muito bom? If I Stay seria ele, porém, não foi tudo aquilo que esperava.
A história é dramática e muito triste. A carga emocional do livro é intensa e ao modo que você continua a leitura, vai dando um aperto no coração. Ela faz tantas reflexões diante de tudo que está acontecendo e você realmente sente a empatia transcender as poucas páginas que o livro possui. Mia fica invisível no leito do hospital e terá que fazer a decisão: de ficar ou ir embora para sempre da vida dessas pessoas. Fora isso, terá que compreender tudo que aconteceu antes e depois do acidente.
O livro segue um rumo de muita aflição. A narrativa é dada por "flashbacks" de tudo que a protagonista passou/viveu. Ou seja, vemos bastante lembranças do seu passado com seu irmão, namorado e família. Realmente, você se sente tocado com os momentos, principalmente com seu irmão, a relação que eles tinham era linda. Achei interessante o modo como ela contou para o leitor a relação de Mia com a música, seus sonhos, sua amizade com Kim, sua melhor amiga.
A insegurança toma o enredo, ela não sabe se fica ou vai. E vai apresentando ao leitor "n" argumentos para ficar, "x" para ir - Um deles, é ela se tornar órfã com o acidente - Você realmente se sente agoniado para que ela dê um veredito final para sua vida.
Se eu Ficar é um livro dividido, ao mesmo tempo que tem pontos fortes, possui seus pontos fracos. Achei a narrativa superficial, e isso foi o segundo ponto que desgostei no livro. Não que tenha sido uma experiência ruim, mas a história apenas "passa" e "passa". Simples.
Infelizmente, o livro não conseguiu entrar para os meus favoritos. 'Se eu Ficar' era um livro que tinha tudo para me cativar por completo, mas não conseguiu. Foi uma leitura agradável, uma experiência nova e interessante. Indico ele para os leitores que gostam de livros com carga emocional alta e dramáticos.
Apesar de tudo, o filme parece ser MUITO BOM, em base dos trailers já lançados. Estou curioso para assistir e ver tudo nas telonas.
Nossa, vi o quanto você estava empenhado com o livro e assustei com a nota. Bom, acontece muito de o livro não ser tudo aquilo, não é? Ansiosa para o filme!
ResponderExcluirItalo senhor, me dê de presente o livro SPOKDOPKS
Adorei a resenha
Beijos,
Marcela.
Sua melhor amiga blogueiraaaaaaaaa
Oi, Marcela.
ExcluirÉ, não foi tudo aquilo, mas, ainda sim é uma leitura válida. ANSIOSO PARA O FILME TAMBÉM <3
A rica é você, shiu. HAHAH
Oooi Ítalo!
ResponderExcluirEntendo o que vc quer dizer com a decepção do livro. Mas tenta olhar além da história, porque tem coisas que não precisam de uma explicação, ou seria chamar o leitor de burro. Não sei se entendes o que quero dizer. Se ela escolheu viver (num sei se é isso), faz sentido mostrar como a vida dela foi perfeita depois de tudo? Pra família dela seria o alívio de tê-la de volta. Se ela escolheu não viver, não fica subentendido o sofrimento da família pela partida dela?
MASSSSSSSSSS entendo sua decepção, a gente espera uma coisa e não tem. Eu li Cartas de Amor aos Mortos e achei o livro espetacular, mas ele poderia ter terminado algumas páginas antes. No seu caso, poderia ser depois.
ENFIM, me alongando aqui, aehuaehea.
BEIJOCA :)
Oi, Raquel! Assim, não posso contar spoilers aqui, mas, o final é tudo muito rápido, e você fica sem resposta de tudo. Só sabe que ela fez x e pronto. Então, fiquei bolado por isso. Cartas de Amor aos mortos parece ser um livro incrível, mesmo.
ExcluirObrigado pelo comentário, tia! HAHAHA
Nao sei se lerei o livro, ele tem uma premissa que interessa e parece ter um drama legal, mas você disse haver falhas nos personagens e isso desanima.
ResponderExcluirEspero que o filme seja mais interessante.
Oi, Mari. A premissa é bem interessante mesmo. E tem drama com força. HEUHEUHEUHEUHE O filme promete <3
Excluir