O Sol é Para Todos, relançado pela editora Jose Olympio, é um dos livros mais importantes da literatura americana. E chega (novamente) ao Brasil, com uma edição imprensidível para os amantes da obra.
A estória criada por Harper Lee é tão profunda que será impossível descrever tudo que sentimos lendo esse livro. Conhecemos uma pequena e inteligente garotinha chamada Scout, que tem muito a ensinar para nós, leitores.
A ESTÓRIA
Somos levados a conhecer a vida da pequena Jean Louise, ou como todos a chamam: Scout. Orfã, inteligente e curiosa, mora com o pai Atticus, seu irmão Jem e a cozinheira Calpúrnia. Na primeira parte do livro, vamos conhecer um pouco da cidade onde eles moram, Maycomb. O que torna o livro interessante é que vemos na perspectiva de crianças, onde não conhecem toda a realidade presente na sociedade retratada no livro.
Durante as férias, esses dois irmãos e Dill (sobrinho da vizinha) começam a aprontar. Juntos, tentam fazer com que um morador da cidade, Arthur Raddley, que se trancou em casa há bastante tempo saia da sua moradia. São muitas tentativas, ideias e suposições dessas três mentes brilhantes que começam a fantasiar a lenda de Boo Raddley.
Porém, a estória muda seu rumo. Atticus, pai das crianças, é um advogado de grande maestria. E recebe o trabalho de defender um negro acusado, injustamente, de ter estuprado uma mulher branca. Mas, o leitor não esperava que Maycomb fosse uma cidade tão racista e com grande discriminação.
O que torna tudo tão delicado e triste é ver toda a família sofrendo discriminação por causa disso. E vamos do lado deles acompanhar essa luta.
SOBRE MINHAS IMPRESSÕES
O tema abordado em To Kil a Mockingbird não é tão fácil. E abordar nos olhos de uma criança inocente e totalmente perdida no assunto foi de quebrar o coração. Lido em muitas escolas americanas, e considerado um dos grandes romances da literatura, é um livro que eu gostaria de ter lido nas aulas de português.
"Só existe um tipo de gente: gente".
Apesar de não ter recebido a fama merecida no Brasil, fui muito feliz na leitura de um livro tão espetacular. Scout é uma personagem tão incrível e singela que é impossível não se apaixonar por essa garotinha - e ver a evolução da sua ingenuidade e o ganho de maturidade sobre a sociedade que vive durante a estória foi sensacional. Muitos momentos ela não entende o porquê das pessoas dizerem aquilo, o porquê das pessoas agirem daquele modo, e a gente torce pra que ela descubra, mas infelizmente sua inocência é tamanha. Ela é só mais uma vítima que paga o preço sem saber da gravidade da situação.
Acredito que alguns autores tentam criar livros com temas delicados e acabam tornando-os densos. Não foi o que aconteceu com O Sol é Para Todos. Ele diz muita coisa da maneira mais indireta possível, a gente reflete tanto sobre o caminho que a nossa sociedade está seguindo, olhando Maycomb pelos olhos dessa pequena amizade.
É complicado falar de um livro que o leitor sente mais do que lê. Muitos personagens de outros livros citam "gostaria de ser como Atticus" e agora eu entendo o papel fundamental desse grande homem para a literatura. A forma como ele vive e ensina aos filhos sobre a vida é inspirador.
“Quando crescer, todos os dias você verá brancos ludibriando negros, mas deixe-me dizer uma coisa, e nunca se esqueça disso: sempre que um branco trata um negro desta forma, não importa quem seja ele, o seu grau de riqueza ou a linhagem de sua família, esse homem branco é lixo.”
A leitura é muito fluída durante as 364 páginas, e a obra se divide em 3 partes. A divisão das partes foi bem interessante, pois o foco do livro mudou em cada uma, mas não perdeu a continuidade do enredo. O desfecho da aventura foi incrível, o modo como tudo se encaixa e a lição deixada, com o único livro da autora, emociona a todos.
Desde as primeiras páginas, eu fui adquirindo uma empatia por Scout e a cada página isso foi se confirmando mais e mais. Não é um livro altamente recomendado, mas uma leitura obrigatória para todos vocês. A grandiosidade desse livro não pode ser resumida em palavras. Harper Lee te enlaça na estória e consegue te fazer pensar bastante.
Apenas querendo esse livro.
ResponderExcluirEu já li livros onde dentro da história tinha algum personagem dizendo que esse era o livro preferido dele, ou recomendando para algum amigo e eu sempre quis ler. Fiquei super feliz que ele está aí numa edição novinha em folha e agora posso ler esse livro que é tão falado por aí.
Beijos!
http://www.prateleiracolorida.com.br