Sinopse: A noite do acidente mudou tudo... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... Ou funciona?
A noite do acidente foi uma grande sorte... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?
"Passamos todos juntos pelas amplas portas duplas, os braços dados ou descansando casualmente em um ombro vizinho sem nem sequer imaginar que na meia hora seguinte nossas vidas se transformariam para sempre."
A tristeza invade a protagonista de um modo devastador, mudando completamente o rumo de sua vida. Agora, cinco anos depois, em dezembro de 2013, Rachel possui uma cicatriz que traz à lembrança a noite do acidente, noite esta que ainda acende o sentimento de culpa pela morte do amigo. Podia ser ela em seu lugar, contudo, ele deu a vida em troca da sua. O namoro com Matt, o qual também fazia parte do grupo de amigos, acabou na mesma época, e Rachel afastou-se inclusive de sua própria cidade. No entanto, o casamento de Sarah — sua melhor amiga — acontecerá em alguns dias e ela terá que voltar até lá para presenciar a cerimônia.
Reencontrar os amigos não foi a mesma coisa sabendo por que Jimmy não estava ali, e os acontecimentos seguintes acabaram levando a personagem outra vez para o hospital. Atordoada, Rachel acorda em uma vida completamente diferente. Seu pai não tem câncer, ela está noiva de Matt, e Jimmy está mais vivo do que nunca — a vida perfeita, não? Ela até tenta convencer a todos de que aquela vida não pode ser real, mas, quanto mais os dias passam, mais verdadeira aquela realidade fica.
Parece clichê, e talvez até acabe sendo, porém garanto: o final, mesmo que seja esperado de alguma forma, consegue ser comovente e único. Fiquei com interrogações na cabeça durante boa parte do livro, mas quando finalmente entendi, a narrativa da autora fez sentido, principalmente nos pequenos detalhes que às vezes passam despercebidos.
As últimas páginas dão um aperto e um alívio ao mesmo tempo, uma dor e uma sensação de que "agora está tudo bem, afinal"; se é consigo explicar esse paradoxo sem dar spoilers. A leitura é rápida, o livro traz uma história que consigo descrever como especial, e a personagem principal nos envolve em sua vida (ou suas vidas?) e em seus dramas de modo que sentimos falta quando terminamos. Uma curva no tempo merece e pede que você, leitor, leia-o em algum momento de sua vida.
realmente é um livro primoroso com um ótimo enredo para adaptação cinematográfica! me surpreendi com a escrita de Atkins
ResponderExcluirhttp://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Sim, Thaila, eu também adoraria vê-lo em uma adaptação cinematográfica! :)
ExcluirBeijos,
Ayanna