Desde o sucesso da adaptação cinematográfica de The Theory of Everything, ganhador de vários Oscar's, vinha despertando muita curiosidade para saber mais sobre a história do casal que ganhou diversos prêmios no Oscar. Narrado de maneira bibliográfica por Jane Hawking — nossa melhor fonte de informação sobre Stephen, onde compartilhou de um amor que ultrapassou todas as dificuldades.
Assim que iniciei a leitura, fui tomado pela surpresa da narrativa de Jane. Seja por suas lembranças incríveis sobre o passado do casal, ou por sentir cada vez mais o amor que ela nutre por seu marido. Ela compartilha desde o momento que os dois se conhecem, até os momentos de maiores dificuldades, e isso dá ao leitor uma vontade imensa de devorar o livro.
Aprendemos tanto sobre os delicados momentos da ELA, doença degenerativa que acontece com o grande gênio da física, assim como os momentos de grandes descobertas. Nós podemos sentir cada conquista de pertinho, cada vitória, cada decepção, e cada agravamento da doença, cada detalhe descoberto sobre o buraco negro. É muito duro, ao mesmo tempo, quando a doença começa afetar Stephen e quando tudo começa a desmoronar.
Uma coisa que fez com que minha leitura fosse (um pouco) lenta foi a descrição de Jane. Ela tenta colocar todo tipo de detalhe ao leitor, de uma forma é legal, mas acaba tornando tudo muito denso e desnecessário (em certos momentos). Contudo, ainda sim, é uma leitura extremamente válida. Mesmo que ela seja feita em vários períodos.
Me segurei bastante para não ver o filme antes de terminar o livro para poder guardar todas as expectativas para a adaptação. Mas, por um lado pude conhecer bem a fundo os personagens. Encontei uma Jane guerreira, uma mulher que deu sua vida em torno desse amor, que lutou bravamente contra todas as barreiras que impediam essa extraordinária história de amor de acontecer.
Muitos obstáculos foram contados por Hawking. E um deles foi a fé. Eles tinham opiniões contrárias e houveram debates acerca disso — e foi um ponto interessante pois mostrou que o amor deles superou tudo, extraordinariamente tudo.
Foi uma leitura diferente, mas muito interessante. Podemos conhecer bem mais de um dos gênios da atualidade que pra chegar ao seu ápice, passou por tanta coisa. Com quase 500 páginas, é uma história longa e detalhista, mas que merece ser contada ao mundo.
Título: A Teoria de Tudo.Título Original: The Theory of Everything.Autora: Jane Hawking.Editora: Única (2015).Páginas: 448.Avaliação: 4/5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Então, vamos conversar?