Mario Prata é jornalista, cronista, dramaturgo e tem mais de 50 anos de carreira. E recentemente lançou um livro pela Record, o Mario Prata Entrevista Uns Brasileiros. Imaginem minha cara quando percebi que os entrevistados não estão mais vivos e tudo que sabemos deles estão nos livros de história. É, o autor volta no tempo pra conversar com pessoas incríveis, como Pedro Álvares Cabral, Aleijadinho, D. Maria I, e Dom Casmurro, e conta tudo pra gente de uma forma cômica, engraçada, inteligente e histórica.
Eu não tinha muitas expectativas quanto a esse livro, mas ele conseguiu me conquistar na primeira entrevista. Mario não só mistura a história, mas também conseguiu colocar uma personalidade aos grandes nomes brasileiros — na maioria das vezes, engraçada e totalmente inesperada. Minha surpresa foi tamanha quando eles começam a conversar sobre como o tal morreu ou como eles falam do brasileiro atualmente.
"Não sei se caberia aqui neste livro, onde costumo cutucar os absurdo dos nossos heróis. E rimos juntos. Eu e eles".
Muitas vezes somos aqueles alunos que sabem do ocorrido, mas nunca viram a cara da pessoa que fez tanto para nosso país. Acredito que essa seja uma das maiores surpresas desse livro, poder conhecer o lado humorístico, chato e real de cada um. Mário Prata viaja no tempo, supera as barreiras de vida e morte e entrevista grandes nomes do nosso Brasil.
A do Dom Casmurro é uma das minhas preferidas. Um dos maiores mistérios (traiu ou não traiu?) da literatura é ironizado e regado de risadas nesta entrevista. Ele ainda consegue trazer um patamar histórico no início, contando o porquê, onde nasceu, quando morreu, além do local que se encontraram para as brilhantes entrevistas.
Apesar do contexto em que a obra se baseia, é uma fonte de informação muito útil. Foi ótimo conhecer mais sobre grandes nomes, como aconteceu comigo com os relatos de Xica da Silva e Marquesa de Santos. É como se nós, leitores, estivéssemos lendo uma revista e um famoso atual fosse o entrevistado. A escrita do autor é muito contemporânea, muito brasileira, traz muito da nossa cultura popular e isso a torna mais aconchegante.
Com pouco mais de 240 páginas e com muita genialidade, Prata surpreende. Para os amantes de história, é mais do que uma recomendação. Com uma diagramação incrível da Editora Record, é quase que obrigatório ter um exemplar na estante. Inovador e cativante — dois adjetivos que poderiam definir inteiramente Mario Prata Entrevista uns Brasileiros.
Título: Mário Prata Entrevista Uns Brasileiros.Autor: Mário Prata.Editora: Record (2015).Páginas: 248.
Não acredito que eu ainda não conhecia esse livro.
ResponderExcluirValeu a dica!!!!!
@saymybook
saymybook.blogspot.com
Oie,
ResponderExcluirEu ainda não conhecia esse livro. Mas amei dica, ele perece ótimo!!
Beijos,
Juh
http://umminutoumlivro.blogspot.com.br
Meu Deus, Ítalo!
ResponderExcluirComo eu não conhecia esse livro???
Simplesmente perfeito.
Obrigada, de verdade, pela dica.
Beijos
Meu Meio Devaneio